“O respeito ao criador da riqueza é o começo da solução da pobreza”. Roberto Campos.
Agroambiental MT é uma publicação mensal, que acredita possível o equilíbrio entre a produção e a preservação ambiental. Mais que acreditar nesta possibilidade, apresenta dados que respaldam o desenvolvimento do Brasil neste sentido. O Brasil produz mais e com maior sustentabilidade é o que apontam, irrefutavelmente, os indicadores disponibilizados por órgãos oficiais de segmentos diversos.
Ainda que recebam infundadas críticas, evidentemente alicerçadas em ideologias e não em fundamentos científicos, o Agronegócio e os Produtores Rurais brasileiros são, efetivamente, os que mais preservam o meio ambiente no Brasil, especialmente a vegetação nativa e as nascentes, o que se demonstra nesta edição, em bases científicas.
Ao longo dos anos, e de forma mais intensa atualmente, o crescimento da produção agrícola brasileira ocorreu muito mais em função de aumentos de produtividade do que por aberturas de novas áreas para plantio, trazendo riquezas ao campo brasileiro e ao país como um todo, principalmente em função dos vultosos saldos de exportação do Agronegócio, de sua ampla participação na formação do PIB nacional e da geração de empregos, cada vez mais qualificados e bem remunerados.
O produtor rural brasileiro é hoje um empresário de alto nível, que deve entender tanto de economia e mercados externos, quanto de climatologia; que conhece tanto de adubos e defensivos agrícolas, quanto de preservação de nascentes; que sabe tanto de administração de negócios, quanto de técnicas de proteção de solos e recuperação de áreas erodidas ou degradadas, que respeita tanto as tradições do mundo rural, quanto os avanços científicos e tecnológicos aplicados no Agronegócio.
O Brasil, um dos principais produtores e exportadores de alimentos, bioenergia e fibras do mundo e que ainda mantém cerca de 70% de seu território preservado merece profundo respeito; assim como deve ser reverenciado o proprietário rural, que tanto produz e que tanto preserva.