Inovação é a capacidade de transformar conhecimento em produtos, serviços e negócios. Neste sentido, inovar significa ganhar dinheiro a partir do conhecimento. Entretanto, pode ser mais que isso. Ter um propósito é essencial para te fazer sair da cama todos os dias e inspirar-se a adquirir e produzir novos conhecimentos ou empreendimentos. Empreendedores que descobriram seus propósitos mudaram e estão mudando o mundo, como fizeram com suas próprias vidas. Minha sobrinha falou-me há pouco sobre um americano que aprendeu sozinho a falar e escrever em português - quando lhe perguntei sobre quem ela achou ser um bom exemplo em 2017, alguém que a inspirava. Após aprender nossa língua ele veio para o Brasil e dedica-se a ensinar inglês em comunidades carentes.
Este é o ponto, quando uma pessoa tem um propósito, trabalho e vida entram em comunhão, tornando a vida muito mais leve e ampla. Trabalha-se com significado, com o sentido de realizar algo maior que o simples passar por esta nossa existência de modo vago, apenas cumprindo nosso “script”, muitas vezes designado pela própria sociedade em que nascemos e vivemos. Ser empreendedor é ser inquieto, insatisfeito. Ser empreendedor é ser acima de tudo um aprimorador, de si mesmo incialmente, e do mundo de maneira mais ampla. Ser empreendedor é respeitar a sequência de três etapas fundamentais: imaginar, planejar e executar. Ser empreendedor é sonhar e materializar uma vida melhor para si e para os outros.
Pois é, fiz a mim mesmo a mesma pergunta que fiz à minha sobrinha e descobri que, apesar de sermos de diferentes gerações, nossos ídolos fazem as mesmas coisas. Para mim, a pessoa que me inspirou nestes últimos tempos é o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio da NASA - NationalAeronauticsandSpace Administration– Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, esta mesma, a Agência Espacial Americana, onde ele ganhou o NasaAmes Space SettlementContest, competindo com outras seis mil pessoas do mundo inteiro; também escreveu um livro em dois idiomas, inglês e português - No Mundo da Lua e Dos Planetas - In The World OfThe MoonAndThe Planets, que envolve ciência, educação, empreendedorismo e ambientalismo; como se não bastasse, ele próprio desenvolveu um game de computador baseado no seu livro. Este cara é uma verdadeira “fera” do empreendedorismo, deve ter passado pelas melhores faculdades do mundo para chegar a esse estágio. Não. Na verdade, “o cara” é o João Paulo Guerra Barrerae hoje tem apenas sete (7) anos de idade, meu ídolo.
Por tudo isso? Sim, e mais, vejam dele a seguinte frase, dita aos sete anos: “Minha missão é fazer as crianças gostarem de ler, estudar e proteger o planeta Terra”. E sabem o que ele faz? Dedica-se a dar palestras em escolas públicas para incentivar os alunos a gostarem da educação, da leitura e das ciências.
João Paulo, J.P., para nós seus humildes fãs, tem um propósito de vida, aprimorando a sua própria e dando oportunidade aos demais de fazerem o mesmo. Sai da cama todos os dias para melhorar a si e ao mundo. Pois é, assim, J.P. está agora envolvido em escrever seu segundo livro e construir um Drone. Construir um Drone aos sete anos???? É, o J.P. sai da cama todos os dias agora para construir um Drone, mas não é um “Dronezinho” qualquer não. Está construindo um Drone para recolher lixo espacial. E ai? What’sup? Já saiu da cama?