Um importante fator de competitividade e estratégia empresarial é a implantação de um SGA – Sistema de Gestão Ambiental. Entretanto, este não é um processo iniciado de dentro para fora da organização, ao contrário, é uma reação das empresas às demandas da sociedade, da legislação e de determinados mercados, que criam barreiras a produtos que não possuem certificação ambiental.
Neste sentido, uma intensa e ampla transformação social foi prevista e descrita por Alvin Toffler em seu livro “A Terceira Onda” (1995). Em sua ótica, a produção se tornaria mais flexível, adaptando-se às exigências dos consumidores, como ocorre efetivamente hoje. A valorização das ciências biológicas e do pensamento mais holístico também fizeram parte de sua percepção destas mudanças que hoje se tornaram realidade, dentro de um contexto de maior preocupação moral e ética e de um conceito de integração com a natureza.
Desta forma, atendendo aos novos paradigmas, as empresas implantam os Sistemas de Gestão Ambiental para atender a estes novos requisitos, Contudo, antes de sua implantação, de acordo com a NBR ISO 14001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é necessário que a empresa defina sua “Política Ambiental”, onde estarão especificadas as suas metas ambientais e as formas de atuação para a sua consecução.
Estratégias de Gestão Ambiental e Sustentabilidade devem ser alicerçadas em valores perenes e estruturadas em quatro pilares essenciais em uma organização: pessoas, processos, produtos e serviços e novos modelos de negócios. Com estes fundamentos, metas claras e definidas é possível se aplicar estratégias que resultem em economia de recursos na organização, que podem atingir os seguintes índices, de acordo com exemplos de empresas nacionais que aderiram ao sistema:
> Redução de 39% nas ocorrências de acidente trabalho;
> Consumo de energia 4% menor que o ano anterior, em função das medidas adotadas na Estratégia;
> 15% a menos de resíduos enviados aos aterros sanitários;
> Redução de 8,5% nas despesas gerais da organização;
> Aumento de 24,5% na receitas externas, em função também da melhoria de sua imagem.
