O quadro acima demonstra a produção dos principais grãos produzidos no Brasil e no Estado de Mato Grosso, estabelecendo suas relações comparativas. O que se percebe inicialmente é a redução da produção nacional e do estado. A queda na produção estadual tem grande impacto na redução da safra brasileira, Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país e qualquer oscilação a maior ou a menor em seu volume colhido tem substancial consequência em nível nacional.
Observa-se ainda que culturas como o Girassol e o Sorgo foram as que tiveram maior redução da produção, tanto no estado quanto no país e apesar de ainda se manter como líder na produção do Girassol teve a maior queda entre os principais grãos (-62,5%).
Mato Grosso diminuiu também sua participação no volume da safra nacional, mesmo que apenas em 0,56%, todavia, em culturas como o algodão herbáceo houve aumento, passando de 58,73% em 2015 para 62,67% em 2016. No arroz, teve um ínfimo crescimento de 0,04%. Nas demais culturas, via de regra, sua participação declinou.