ÍNDIA E CHINA E A DEMANDA MUNDIAL DE ENERGIA

A China deverá ser, até 2040, o país com a maior demanda mundial de energia, data em que, provavelmente, a Índia ocupará esta posição,  segundo pesquisa da Agência Internacional de Energia. De acordo com os dados obtidos pela instituição, em longo prazo estes dois países compensarão a queda da demanda dos demais países desenvolvidos, havendo ainda um maior incremento no consumo em países do Oriente Médio. A China deverá atingir o pico da demanda energética em 2030, com maior uso de energias renováveis, gás e nuclear, em um processo cada vez maior de substituição à energia oriunda do carvão. Entretanto, de acordo com a pesquisa, a Índia está aumentando seu consumo de carvão e tende a substituir a China como seu principal consumidor.

A Agência Internacional de Energia é uma instituição que tem sua sede em Paris, na França. Criada durante a crise do petróleo de 1973, seu objetivo era orientar as políticas energéticas de seus 29 países membros, todavia, hoje suas atribuições vão mais além, em um contexto moderador da política energética que inclui: a segurança energética, a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico. Seu foco atual são as alterações climáticas, as reformas e tecnologias energéticas e o relacionamento com grandes consumidores e produtores de energia.

SAFRA BRASILEIRA DE GRÃOS 2019

Fonte de dados: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola  / Janeiro de ...