As mudanças conjunturais na economia global pressionam as empresas a efetuar mudanças em seus sistemas de gestão e processos de produção de modo a reduzir custos e tornar seus produtos ou serviços mais adequados às demandas de mercado. Para tal, implantam Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ).
Os Sistemas de Gestão da Qualidade promovem a melhoria contínua de produtos ou serviços, fundamentada nas reais necessidades dos clientes. De modo semelhante, os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) conduzem à processos sustentáveis e redução de custos de produção em função da racionalização da utilização dos recursos naturais e do conceito de produção mais limpa.
A implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiental, minimiza e otimiza os processos necessários à implantação dos dois sistemas separadamente. De modo integrado, cria-se um só sistema de gestão que concentra em um único conjunto de procedimentos os processos necessários ao seu estabelecimento. Esta implantação integrada oferece como vantagens:
ØOtimização dos processos de trabalho;
ØAumento da produtividade;
ØEvolução sustentada da empresa;
ØImagem consolidada junto à sociedade, parceiros e concorrentes;
ØConsideração dos custos ambientais em paralelo aos custos de qualidade;
ØRedução dos custos de implementação de cada um dos sistemas;
ØGera um sistema de informação único que subsidia a tomada de decisão;
De modo singular, um Sistema de Gestão da Qualidade permite: a satisfação de seus clientes; a melhoria da imagem, cultura e desempenho da organização; melhoria da comunicação entre os funcionários; maior competitividade e senso de oportunidade.
De maneira semelhante, o Sistema de Gestão Ambiental possibilita: a melhoria da imagem da empresa; a conformidade legal, evitando multas, paralisações e demais penalidades; maior competitividade e redução de custos, em função principalmente da racionalização do uso de matérias primas e insumos; redução do risco de passivos ambientais que possam gerar despesas de mitigação.
Estes sistemas obedecem à uma normatização, e a certificação destes sistemas é o reconhecimento oficial de que ele atende a uma ou mais normas de referência. No Brasil, o credenciamento das entidades certificadoras é realizado pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia. As normas ISO (International Standartization Organization) 9001 e ISO 14001 possuem objetivos semelhantes em relação à racionalização do processo produtivo a partir da utilização de ferramentas, métodos e práticas que levam à melhoria contínua, estando fundamentadas no ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Action.
Ressalta-se que ainda que estejam alinhados dentro de objetivos similares, os dois sistemas têm diferenças. A ISO 9001 assegura conformidade às especificações requeridas pelos produtos; a ISO 14001 concentra-se especificamente na saída do produto que deve estar adequada com as políticas, objetivos e metas ambientais da sociedade, da legislação e da própria organização.