MICROVERDES – Novos produtos para a alimentação


Microverdes são as hortaliças folhosas que se desenvolvem entre 7 e 21 dias após o plantio e que já foram além da fase do broto e não se formaram como baby leafs, sua fase ideal de colheita é quando já apresentam as folhas cotilédones desenvolvidas. Além de possuírem um aspecto atraente para a composição de pratos mais sofisticados, os Microverdes têm sabor mais delicado e  possuem mais nutrientes que a planta desenvolvida. Estudos realizados com alguns produtos Microverdes atestaram que suas concentrações de nutrientes podem ser de até 40 vezes mais que a folha adulta.

As pesquisas demonstram que estes nutrientes estão presentes em maior quantidade em função das concentrações de bioativos(vitaminas, minerais e antioxidantes). Uma de suas principais qualidades, além de seus nutrientes em maior quantidade, é sua atratividade para crianças.
Os Microverdes surgem também como um novo mercado para horticultores, junto com uma maior demanda por alimentos mais saudáveis e que sejam produzidos com menor impacto ambiental, em função de novos métodos de produção que preconizam a sustentabilidade.
Seu público consumidor é geralmente de maior poder aquisitivo, que considera essencial uma alimentação mais equilibrada e investe em qualidade, sendo também mais exigente. Desta forma, é uma boa opção de investimento  com uma excelente relação custo/benefício. Dados do SEBRAE apontam que o segmento de alimentos saudáveis teve um crescimento de 98% entre 2009 e 2014.
Uma vantagem para o agricultor que fizer a opção de produzir Microverdes é o pequeno espaço necessário à sua produção, seu ciclo curto e o alto valor agregado do produto, aumentando sua rentabilidade por área ocupada. Podem também se adaptar facilmente à diferenciados sistemas de produção: hidropônico, orgânico ou convencional, contanto que estejam isentos de produtos químicos.
Os Microverdes podem também ser cultivados em ambientes urbanos e em estufas de pequeno porte, com estruturas verticais, o que propicia a produção em locais próximos aos centros consumidores e reduz substancialmente as perdas durante o transporte. Outro ponto importante, neste sentido, é que pode ser comercializado ainda plantado em seu substrato, em pequenas bandejas, o que reduz efetivamente a perda de nutrientes. Como opção de comercialização pode também ser embalado em um mixde folhas Microverdes.
Há muito mercado à conquistar: de acordo com uma pesquisa nacional realizada pelo SEBRAE, apenas 6% das empresas do ramo estão no segmento de alimentação saudável e diferenciada,destas: 56% atuam com alimentação orgânica, 18% saladas especiais, 6% alimentação vegetariana e 6% em alimentação saudável para crianças.
A produção de Microverdes apresenta bom potencial para pequenos produtores, aqueles que tenham pouca oferta de água em sua propriedade, os que queiram diversificar sua produção ou, ainda, que se interessa por um mercado crescente e com boas possibilidades de retorno sobre o capital investido.

SAFRA BRASILEIRA DE GRÃOS 2019

Fonte de dados: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola  / Janeiro de ...