O BRASIL É AGRO

O IBGE divulgou, em Dezembro de 2016, o Relatório de Contas Nacionais, com os dados do PIB – Produto Interno Bruto dos Municípios brasileiros referentes ao ano de 2014. Segundo o relatório, mais da metade (56%) dos municípios brasileiros têm no AGROsua principal fonte de receitas. Deste modo, dos 5.570 municípios do país, 3.113 têm na agropecuária a atividade com maior Valor Adicionado Bruto ao município.
Ressalta-se que, neste contexto, 25% do Valor Agregado da Agropecuária brasileira concentra-se em apenas 168 municípios ou 3% do total; e 652 deles, ou 11,7%, concentram metade do Valor Agregado deste segmento. Neste sentido, o município com maior Valor Agregado da Agropecuária pertence ao MATOPIBA, é São Desidério na Bahia, correspondendo a 0,7% do total nacional, seguido por Rio Verde (GO), Sorriso (MT) e Formosa do Rio Preto (BA), todos com 0,4% do total do Valor Agregado da Agropecuária, sendo este último também pertencente ao MATOPIBA.
Corroborando este cenário, os prognósticos são de expansão de área e produção agrícola no país. De acordo com projeção realizada pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, na safra 2025/26 serão colhidas aproximadamente 255,3 milhões de toneladas de grãos, em uma área plantada de aproximadamente 65,6 milhões de hectares. Estes valores decorrem de um aumento de cerca de 36,81% na produção em relação ao volume produzido em 2016, cuja estimativa realizada pela CONAB aponta para uma safra de 186,6 milhões de toneladas. A área plantada deverá ser aumentada em aproximadamente 12,5%, de 58,3 para 65,6 milhões de hectares demonstrando que haverá aumento de produtividade no período.



SAFRA BRASILEIRA DE GRÃOS 2019

Fonte de dados: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola  / Janeiro de ...