Mato Grosso obteve, nas duas últimas décadas, um crescimento econômico da ordem de 8,76% ao ano, segundo dados da SEPLAN MT. Houve picos de crescimento que alcançaram até 12% ao ano, o que levou Mato Grosso a superar o ritmo do crescimento chinês. A China, efetivamente, foi grande parceira deste crescimento, com grande demanda pelos produtos produzidos no Estado, especialmente a soja.
De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o estado liderou, entre 2010 e 2013 o ranking de crescimento dos estados brasileiros, com um crescimento do PIB de 21,9%, neste período. Ressalta-se que este crescimento é muito superior ao obtido pelo país no mesmo período, que foi de 9,1%.
Uma análise do PIB estadual, segundo dados da SEPLAN MT, demonstra que entre 1999 (PIB de R$ 12,3 bilhões) e 2012 (PIB de 80,8 bilhões) houve uma variação positiva de 554%, enquanto, no mesmo período, o Brasil crescia apenas 312%, segundo dados do IBGE. Maior produtor de grãos do país, maior rebanho bovino do país, hoje, terceiro maior produtor brasileiro de pescados de água doce, representando aproximadamente 20% do total produzido no Brasil. Este é o Estado de Mato Grosso.
Outro dado importante, segundo o IBGE, é o crescimento industrial de Mato Grosso no primeiro semestre de 2016, da ordem de 9,9%, enquanto no nível nacional a indústria teve um recuo de aproximadamente 8,7%. A indústria alimentícia matogrossense foi a que mais se desenvolveu, com crescimento de 13,8%. Outro segmento industrial de destaque, ligado também ao agronegócio, é a indústria química do estado, majorando em 23,4% suas atividades, especialmente as que produzem produtos para fertilizantes.
Agroambiental MT dedica suas edições a demonstrar numericamente a pujança deste estado, acreditando cada vez mais em sua capacidade produtiva e em sua sustentabilidade, com as propriedades buscando novas formas de produzir, principalmente diversificando-a e integrando-a a modos sustentáveis de produção.
AGROAMBIENTAL MT
INFORMAÇÕES GLOBAIS PARA MELHORIAS LOCAIS
