Em função das intensas alterações na conjuntura econômica, as empresas têm focado na otimização de seus sistemas internos de gestão e, em decorrência, em seus processos de produção no intuito de amortizar custos e ajustar seus produtos às condições e necessidades do mercado. É neste cenário que os sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental têm se tornado mais relevantes para as empresas, que os têm implantado no intuito de gerar vantagens competitivas em relação à concorrência.
Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ), promovem a melhoria contínua e a racionalização de projetos, processos e produtos ou serviços. Do mesmo modo, sistemas de gestão ambiental (SGA), possibilitam a prática de processos sustentáveis e a redução dos custos de produção, em função do melhor emprego dos recursos naturais e da aplicação dos conceitos de produção mais limpa. Neste âmbito, a ISO 14000 (ambiental) e a ISO 9000 (qualidade) possuem focos análogos em relação à racionalização do processo produtivo e possibilitam a utilização de um grande número de ferramentas, métodos e práticas que, em conjunto, promovem os diferenciais que levam a empresa a ter melhores condições de competição no mercado e consequentemente, sua sustentabilidade.
Desta edição em diante, será apresentada uma série de estudos sobre Sistemas de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Qualidade, seus benefícios e sua implantação.